quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Teme a Deus e guarda os seus mandamentos [parte 02].

O verbo yãre' (hebraico - temer) é usado para se referir a uma pessoa em posição exaltada, yãre' conota "ter grande temor" ou "ter grande respeito". Não se trata de um simples medo, mas de reverência, por meio da qual o indivíduo reconhece o poder e a posição do indivíduo reverenciado e lhe presta respeito formal. Neste sentido, a palavra implica submissão a uma relação ética formal com Deus. O anjo do Senhor falou a Abraão: "Não estendas a tua mão sobre o moço e não lhe faças nada, porquanto agora sei que temes a Deus e não me negaste o teu filho, o teu único" Gên. 22.12.

O verbo yãre' (temer) usado de modo absoluto, diz respeito aos atributos divinos e santos de algo ou de alguém. Assim Jacó falou sobre Betel: "Quão terrível [temeroso] é este lugar! Este não é outro lugar senão a Casa de Deus, e esta é a porta dos céus" Gên. 28.17.

O povo que foi liberto do Egito viu o grande poder de Deus, "temeu o povo ao Senhor e creu no Senhor e em Moisés, seu servo" Êx. 14.31. O povo também mostrou honra (reverência) a Deus e "grande temor ou respeito" a Ele e ao Seu servo, como demonstra o cântico que cantaram. Êx.15.

Com temor e tremor,
André Gonçalves.

Bibliografia:
Vine, W.E. - Dicionário VINE- CPAD.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails