segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

IGREJA PERSEGUIDA [parte 04]

Maldivas
6º lugar na Classificação
Porcentagem de cristãos na população: desconhecido
Religião predominante: Islamismo


No arquipélago das Maldivas, o islã é a religião oficial do Estado e todos os cidadãos devem ser muçulmanos. Existem apenas poucos cristãos nativos que praticam sua fé secretamente por medo de serem descobertos.
A intolerância religiosa nesse país acontece das formas mais variadas.



Iêmen
7º lugar na Classificação
Porcentagem de cristãos na população: 0,06%
Religião predominante: Islamismo


A Igreja iemenita tem pouco contato com o mundo exterior – não se sabe muito sobre os cristãos do país uma vez que a religião oficial do Estado é o islã e é proibido se converter a outra religião. Caso alguém se converta, a pena de morte é a sentença aos apóstatas. Por essa razão, os convertidos do islã são poucos.
A violência tem se estendido a estrangeiros que visitam ou trabalham no país. Nos últimos 15 anos, cerca de 200 estrangeiros foram sequestrados. Em 2009, um grupo de nove estrangeiros foi raptado. Eles trabalhavam em um hospital próximo à cidade de Saada. O grupo era composto por uma família alemã de cinco pessoas, outras duas mulheres alemãs, um sul-coreano e um britânico.

Fonte:
Revista Portas Abertas – VOL.29 Nº2 Pág.11 e 12
www.portasabertas.org.br

Em Cristo,André Gonçalves.

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

IGREJA PERSEGUIDA [parte 03]

Arábia Saudita
4º lugar na Classificação
Porcentagem de cristãos na população: desconhecido
Religião predominante: Islamismo

Ser cristão na Arábia Saudita é correr risco de vida. Dos poucos cristãos de que se tem conhecimento no país, a maioria é de imigrantes filipinos. Outros cristãos tem fugido do país por conta da opressão relacionada às questões da fé.
Não existe nenhum tipo de liberdade e proteção religiosa nesse país que é o coração do islamismo. Ex-muçulmanos correm risco de serem mortos dentro da própria casa, por familiares que se sentirem ultrajados com sua conversão.


Somália
5º lugar na Classificação
Porcentagem de cristãos na população: 0,4%
Religião predominante: Islamismo


A Somália é uma nação sem governo. Grupos terroristas, como a milícia Al-Shabaab, lutam contra o governo de transição, e impõem a lei islâmica nos territórios que ocupam.
Na própria família não há segurança para os cristãos. A conversão de um muçulmano ao cristianismo é motivo de vergonha para a família, e muitas delas cometem os chamados crimes de honra: o assassinato do parente que trouxe vergonha.


Fonte:
Revista Portas Abertas – VOL.29 Nº2 Pág.10 e 11
www.portasabertas.org.br

Em Cristo,
André Gonçalves.

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

IGREJA PERSEGUIDA [parte 02]

Irã
2º lugar na Classificação
Porcentagem de cristãos na população: 0,05%
Religião predominante: Islamismo


Durante o período de levantamento de dados para a Classificação de países por perseguição, muitas prisões de cristãos aconteceram no Irã, principalmente entre os meses de dezembro de 2009 e março de 2010.
Muitos cultos estão sendo monitorados pela policia secreta. Cristãos que são ativos nas igrejas ou nos pequenos grupos estão sendo pressionados. Eles são interrogados, presos e agredidos. Muitos enfrentam opressão por parte da sociedade, que, por sua vez, é pressionada pelas autoridades.
O islamismo é a religião oficial no Irã e todas as leis devem estar de acordo com a interpretação oficial da sharia, que é a lei islâmica. Apesar de grupos étnicos cristãos, como os armênios e os assírios, serem reconhecidos como minoria religiosa e, portanto, possuírem a garantia de liberdade de religião, eles relatam prisões, abusos físicos, assédios e discriminação por conta de sua fé.
As igrejas armênias e assírias têm permissão para ensinar às pessoas de sua comunidade em sua própria língua, mas não aos muçulmanos que falam o idioma persa. De acordo com a interpretação da sharia, qualquer muçulmano que deixe o islã para se converter a outra religião deve enfrentar a pena de morte.

Afeganistão
3º lugar na Classificação
Porcentagem de cristãos na população: 0,03%
Religião predominante: Islamismo

Nessa nação dilacerada pela guerra, a Igreja não tem quem a socorra. A sociedade predominantemente muçulmana não aceita os cristãos, e a legislação não é clara no que diz respeito aos direitos deles. Em casa, os cristãos afegãos sofrem violência por parte de seus familiares.
O direito de um afegão de se converter é um assunto que está sendo discutido em todos os âmbitos da sociedade, como nunca acontecera antes.
Em maio de 2010, um canal de TV afegão transmitiu imagens de ex-muçulmanos sendo batizados e participando de cultos. A exibição deu inicio a uma onde de protestos e prisões. No entanto, de todas as pessoas detidas, apenas uma foi sentenciada.
Said Musa, 45 anos, não conseguiu sequer um advogado para representá-lo. A pessoa indicada pela promotoria se recusou a defendê-lo por ele ser cristão.
Logo após sua prisão, Said escreveu uma carta, na qual afirma se sentir como uma ovelha em meio a 400 lobos. Ele também disse ter sofrido abuso sexual, agressões físicas e verbais e ter sido impedido de dormir apenas por ser cristão.
A carta circulou internacionalmente e Said acabou sendo transferido da prisão. Ele é conhecido em sua comunidade como Dr. Musa por ter trabalhado para o Comitê Internacional da Cruz Vermelha em Cabul, durante 15 anos. Said trabalhava com deficientes físicos que necessitavam de próteses – ele mesmo tem uma prótese na perna. Said é casado e tem seis filhos. Ele se converteu aos Senhor Jesus há oito anos.

Fonte:
Revista Portas Abertas – VOL.29 Nº2 Pág.09 e 10
www.portasabertas.org.br

Em Cristo,
André Gonçalves.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

IGREJA PERSEGUIDA [parte 01]

Classificação de países por perseguição 2011.

Conheça as nações onde seguir a Cristo pode custar a própria vida.

A partir desta postagem estarei relatando aos irmãos (ãs) que acessarem este blog, a relação de países mais perseguidos por amor a Cristo. Estarei relacionando os dez países onde os nossos irmãos em Cristo são mais perseguidos.

Abaixo o Mapa contendo os Países por Classificação:

Clique na imagem para ampliar

Coreia no Norte
1º lugar na Classificação
Porcentagem de cristãos na população: desconhecido
Religião predominante: Ateísmo

O país que ocupa a primeira posição no ranking, infelizmente, não foi novidade. A Coreia do Norte é atualmente o país mais fechado ao evangelho, e ocupa o 1º lugar da Classificação há nove anos consecutivos.
Durante o período de analise da classificação, muitas mudanças no país causaram efeitos negativos em toda população, incluindo os cristãos.
Devido às reformas monetárias, dois a cada dez norte-coreanos perderam suas casas. Além da crise econômica, o país foi atingido por desastres naturais e muitos morreram nas enchentes e deslizamentos de terra causados por um furacão.

Futuro Promissor?
Na política, uma revelação importante. Em setembro de 2010, Kim Jong-un, o terceiro filho de Kim Jong-II, o atual presidente, foi oficialmente indicado para o cargo de general e foi promovido como o segundo homem mais importante no comando da Comissão Militar Central. Essa atitude confirma a intenção do atual regime de fazer com que ele seja o sucessor de Kim Jong-II.
A questão é: a situação vai melhorar para os cristãos quando ele se tornar líder?

Fonte:
Revista Portas Abertas – VOL.29 Nº2 Pág.7
www.portasabertas.org.br

Em Cristo,
André Gonçalves.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

O Senhor te recompensará!

"Vós, porém, esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra terá uma recompensa." II Crônicas 15.7

É muito natural nesta vida, observarmos pessoas que buscam reconhecimento e fama, ou até mesmo recompensas por um determinado trabalho ou tarefa.

O homem não consegue satisfazer-se em apenas executar tarefas com qualidade, mas quer obter por isto uma recompensa, fama e reconhecimento. Quantas vezes em nosso trabalho secular ao empenharmos esforço e tempo, nossas tarefas passam despercebidas aos olhos daqueles que deveriam observar estas coisas. Ficamos frustrados quando esperamos um elogio e não o recebemos. Isto acontece com certa frequencia no reino espiritual, quando alguém se esquece que a obra não é do homem, mas sim do Senhor. E como é difícil muitas vezes compreendermos isto.

O Senhor Jesus nos deixou uma ordem quando nos incumbiu de levarmos o Seu Evangelho a todos os povos (Marcos 16.15), e para isto devemos nos empenhar para alcançarmos as vidas que serão salvas, pois como está escrito em Romanos 10.14 "Como pois invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram falar? e como ouvirão, se não há quem pregue?"

"Esforçai-vos e nãos desfaleçam as vossas mãos" - podemos ver como uma ordem seguida de uma promessa. Certamente o reconhecimento humano exalta o ego, diminuindo Deus em nossa vida. Porém todo nosso esforço empenhado na obra de Deus nos será, um dia, galardoado por Ele.

Muitas vezes achamos que fazemos muito para Deus, e até ficamos justificando para ele as nossas tarefas realizadas em sua obra, porém a Palavra de Deus nos diz que depois que fizermos tudo o que nos foi mandado, somos servos inúteis por que fizemos somente o que devíamos fazer (Luc. 17.10). Um servo que obedece aos mandamentos de Deus não pode fazer pedidos especiais a Deus pelo mero cumprimento de seu dever. As recompensas de Deus são dadas por sua graça, não por mérito.

A nossa recompensa não virá nesta vida, mas sim na futura, quando seremos galardoados por Jesus. Ainda que Ele nos abençoe grandemente em todas as áreas de nossa vida enquanto estamos nesta terra, não devemos nos gabar de nada pois tudo o que Ele nos dá é através de sua graça e misericórdia. Deus não tem compromisso com homens, Ele reconhece o esforço e comprometimento dos homens no seu reino.

Lutar pela fé que um dia nos foi dada (Jud. 3), é esforço. Não deixar que nossas mãos desfaleçam é esforço. A promessa? A vossa obra tem recompensa! Ap. 2.10c - 3.5 - 22.7

Em Cristo,
André Gonçalves

terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

Santo, Santo, Santo...

"...é o Senhor dos Exércitos..." Isaías 6.3

Os serafins revelaram a natureza mais profunda de nosso Deus: ele é Santo! Oh santíssimo Deus, se não houvestes enviado teu Filho, não teríamos um Mediador entre nós e tu!

A natureza adânica do pecado que herdamos do primeiro Adão, separou-nos de Deus, porém o segundo Adão, Cristo Jesus, ligou-nos ao Pai, não de uma forma direta, pois Ele advoga nossa causa ao Pai. Não obstante, o Senhor Jesus antes de subir aos céus fez uma maravilhosa promessa, rogou ao Pai que enviasse o outro (allos = outro da mesma espécie) Consolador, o Espírito Santo, o qual fortalece os ensinamentos de Jesus na vida dos crentes. João 14. 16

A Santidade de Deus é algo muito sério, embora possuíssemos a natureza pecaminosa, sendo libertos do pecado, este já não tem domínio sobre nós, porém cabe a nós dominá-lo. Gên. 4.7
O Senhor não nos envia uma prova a qual não possamos suportar, se deixamos nos envolver pelo pecado é por que não vigiamos, ou talvez o coração já o desejasse. Outrora no pecado produzíamos frutos do pecado, agora libertos do pecado, os cristãos produzem frutos de santificação. Rom. 6. 22-23/ I Tess. 4. 7-8

Pretender morar no céu é diferente de desejar morar no céu. Pretensão de morar no céu vive aquele que um pouco cambaleia em meio ao pecado, e um pouco deseja Deus. Mas desejar morar no céu é aquele que na dependência da misericórdia de Deus, luta todo dia contra os banquetes oferecidos por satanás.

Engana-se quem pensa que o Senhor deseja apenas nosso coração, pois existe algo mais enganoso do que o coração do homem? Jer. 17.9
Sem uma vida de santidade não há como conhecer, e um dia ver a Deus, tampouco compreender a sua vontade e ensinamentos (Heb. 12.14). Talvez este seja o motivo de vermos tantos meninos na fé, pessoas que buscam a Deus apenas para extrair bençãos, porém não querem obediência. I Sam. 15.22b

Se atentarmos para a Palavra de Deus, poderemos ver que desde os tempos primórdios o Senhor exige obediência e santidade (Êx. 3.5/ Êx 19.6/ Lev. 11.44/ Sl 22.3/ Is. 6.3/ I Tess. 5.23). A busca constante por estas, torna-nos pessoas maduras na fé e não prisioneiros de um Deus Santo, como muitos pensam.

W.E. Vine assim define Santificação (gr. Hagiasmos) – Significa separação para Deus (I Cor. 1.30/ II Tess. 2.13/ I Ped. 1.2) o estado resultante, a conduta que convém àqueles que são separados. A santificação é, pois, o estado predeterminado por Deus para os crentes, no qual Ele pela graça os chama, e no qual eles começam o curso cristão e assim o buscam. Por conseguinte eles são chamados “santos” (gr. Hagioi).
Nota: O verbo correspondente hagiazõ denota “separar para Deus”. (VINE – W.E. VINE – Dicionário Expositivo – CPAD – pág. 970)




Em Cristo,
André Gonçalves.
Related Posts with Thumbnails