Para nossa meditação tomamos como base o texto bíblico de
Mateus 13. 10-17.
Mateus 13. 10-17.
Nas escrituras sagradas encontramos muitos textos que foram escritos em parábolas, suas aplicações são notáveis tanto para nossa vida prática como para nossa fé.
Tomando como base Mat. 13. 10-17, passamos a compreender porque Jesus ensinava através de parábolas. Como as parábolas eram empregadas para ensinar verdades espirituais, aqueles que haviam rejeitado Jesus, não desfrutavam de mentes esclarecidas divinamente com as quais perceberiam estas verdades, e nenhuma explicação poderia fazer com que os tais compreendessem (I Cor. 1.27; 2.14). Eles podiam ouvir e ver Jesus com seus ouvidos e olhos físicos, mas não eram capazes de compreender a verdade em seus corações, porque o rejeitavam (II Cor. 4. 3-4). Trazendo para nossos dias o que foi comentado acima, sabemos que muitos assuntos referentes a vida cristã são incompreensíveis para as pessoas que não conhecem o Evangelho, pois em suas vidas não há a habitação do Espírito Santo, que é quem faz compreender a Palavra, guiando o indivíduo a uma vida santificada. Ler I Cor. 2.14-15.
O v.12 explica que aqueles que aceitam a luz verdadeira que lhes fora dada, receberão ainda mais luz (entendimento/graça), porém os que se afastam da luz continuarão a envolver-se cada vez mais na escuridão. A palavra “porque”, no inicio do v.15, deve ser interpretada como tendo o mesmo significado de “pois” (ver Mat. 13.15 na NTLH). Em outras palavras, as pessoas não ouvem e não vêem porque seu coração está cheio de iniqüidade, logo, elas não compreendem a verdade que lhes foi transmitida. Elas opõem-se tanto à mensagem de Deus, que se endurecem contra ela, para que não a compreendam e peçam perdão a Deus. Depois que rejeitam Jesus, também desprezam a possibilidade de compreender as parábolas que Jesus ensinou (Is. 55. 6-8).
O significado da palavra.
1) – J.Strong _ Parábola (gr. Παραβολή = Parabole) significa: narrativa (simbólica) e fictícia (sobre a vida comum, e transmitindo uma lição de moral), comparação, figura, parábola, provérbio. Uma comparação lado a lado. De modo geral, uma comparação (Mc 4.30).
Especificamente, uma parábola, um conto ou historieta em que alguma outra coisa é retratada, ou em que o fictício é usada para representar e exemplificar o real. Este método oriental e comum de ensinamento foi muito usado por Cristo. As parábolas podem se declarações curtas, de uma única sentença (Mt. 13.31,33) ou histórias mais longas e elaboradas (Mt. 13. 24-30; 22. 1-14; Lc. 20. 9-40).
Embora uma parobole seja, normalmente, uma declaração de comparação positiva, pode acontecer também na forma de uma pergunta (Lc. 6.39), ou uma frase proverbial (Lc. 4.23).
2) – W.E.Vine _ Parábola (gr. Παραβολή = Parabole) significa: colocação de uma coisa lado a lado de outra, com vistas à comparação (uns consideram que o pensamento de comparação não está necessariamente contido na palavra). No Novo Testamento o termo é encontrado fora dos Evangelhos somente em Hb. 9.9 e 11.19. É usado em geral para aludir uma declaração ou narrativa um pouco longa retirada das circunstâncias naturais ou humanas, cujo objetivo é expor uma lição espiritual (por exemplo, Mt. 13). É a lição que é de valor; o ouvinte tem de entender a analogia para receber a instrução (também é verdade no tange a um provérbio). Tal narrativa, ou ditado, que lida com coisas terrenas com um significado espiritual, é distinto de uma fábula, que atribui a coisas o que não lhes pertence por natureza.
As parábolas de Jesus em sua maioria transmitem verdades relacionadas com a questão do Reino de Deus. O fato de o significado das parábolas ser retido dos ouvintes, como Ele fez com as multidões (Mt. 13.34), era um julgamento divino sobre os indignos.
Dois perigos devem ser evitados ao se buscar interpretar as parábolas na Escritura: ignorar as características importantes e tentar fazer com que todos os detalhes signifiquem algo.
Parábolas de Jesus.
São 44 as parábolas de Jesus registradas nos Evangelhos, listadas abaixo em ordem alfabética:
O administrador desonesto – Lucas 16. 1-9
O amigo importuno – Lucas 11. 5-8
As bodas – Mateus 22. 1-14
O bom samaritano – Lucas 10. 29-37
A casa vazia – Mateus 12. 43-45
Coisas novas e velhas – Mateus 13. 51-52
O construtor de uma torre – Lucas 14. 28-30
O credor incompassivo – Mateus 18. 23-35
O dever dos servos – Lucas 17. 7-10
As dez virgens – Mateus 25. 1-13
Os dois alicerces – Mateus 7. 24-27
Os dois devedores – Lucas 7. 40-43
Os dois filhos – Mateus 21. 28-32
A dracma perdida – Lucas 15. 8-10
O fariseu e o publicano – Lucas 18. 9-14
O fermento – Mateus 13.33
A figueira – Mateus 24. 32-33
A figueira estéril – Lucas 13. 6-9
O filho pródigo – Lucas 15. 11-32
A grande ceia – Lucas 14. 15-24
Jejum e casamento – Lucas 5. 33-35
O joio – Mateus 13. 24-30; 36-43
O juiz iníquo – Lucas 18. 1-8
Os lavradores maus – Mateus 21. 33-46
Os meninos na praça – Mateus 11. 16-19
A ovelha perdida – Lucas 15. 3-7
O pai vigilante – Mateus 24. 42-44
A pedra rejeitada – Mateus 21. 42-44
A pérola – Mateus 13. 45-46
Os primeiros lugares – Lucas 14. 7-11
A rede – Mateus 13. 47-50
O rei que vai para guerra – Lucas 14. 31-32
O remendo com pano novo – Lucas 5. 36
O rico e Lázaro – Lucas 16. 19-31
O rico sem juízo – Lucas 12. 16-21
O semeador – Mateus 13. 3-9; 18-23
A semente – Marcos 4. 26-29
A semente de mostarda – Mateus 13. 31-32
O servo fiel – Mateus 24. 45-51
Os servos vigilantes – Marcos 13. 33-37
Os talentos – Mateus 25. 14-30
O tesouro escondido – Mateus 13. 44
Os trabalhadores da vinha – Matues 20. 1-16
O vinho e os odres – Lucas 5.37
Em Cristo,
André Gonçalves.
Bibliografia:
Palavras Chave, Bíblia de Estudo Hebraico e Grego – Dicinário Grego J.Strong - CPAD
Vine, W.E – Dicionário Vine, pág. 848 – CPAD
Almeida – Dicionário da Bíblia de – pág. 123 - SBB
3 comentários:
Que excelente postagem, muito contribui para aqueles que ministram estudos.
Graça e paz!
Olá irmão Geraldo!
Grato pela visita neste espaço.
Na paz de Cristo,
André Gonçalves.
Qual a origem da palavra são Mateus
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