quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Instruções Divinas.

A carta universal do apóstolo Pedro, capítulo cinco e versículos dois à quatro trás-nos uma brilhante e inspirada orientação quanto ao ministério pastoral. Embora o apóstolo se refira aos presbíteros, podemos claramente entender que esta palavra pode ser aplicada aos pastores de todos os tempos, inclusive aos dos nossos dias.

Veja que nesta palavra, o apóstolo fala primeiramente (versículo 2) acerca de apascentar o rebanho (povo) de Deus. Apascentar significa cuidar, zelar, amar e guardar. A Palavra segue descrevendo que este cuidado deve ser voluntariamente, não por força nem violência, nem por ganância. Diante do que pode ser lido e interpretado, chega-se a conclusão de que a Igreja de Cristo não pertence aos pastores, os quais muitas vezes achando-se dono do rebanho acham por bem exercer suas próprias vontades e não a de Deus, fazendo compromissos e evolvendo-se sutilmente com o mundo, esquecendo-se dos mandamentos divinos.

Sabemos que está na moda abrir uma Igreja, aliás pode se dizer que em cada esquina tem uma, para todos os tipos de credos e maneiras de viver. O que não podemos, é condicionar Deus as nossas vontades, mas sim, viver uma vida segundo o querer de Deus.

No versículo 3, o apóstolo discorre acerca dos líderes viverem uma vida exemplar. Não há respaldo bíblico e divino à um líder que vive de maneira desordenada, mas tenta conduzir o povo nos caminhos de Deus, mais cedo ou mais tarde ele acabará desviando a fé dos incautos do principal propósito de viver para Ele e conforme o querer dEle. Já ouvi falar de pregadores (??) que viviam, ou vivem, envolvidos com o pecado e os prazeres do mundo, mas quando sobem em um púlpito Deus os usa com poder. Ora, o Senhor Jesus já nos alertou em sua palavra que pelos frutos os conheceremos, não tem como colher uvas dos espinheiros, nem figos dos abrolhos. Mateus 7. 15-17. Leia também Mateus 24.24.

O apóstolo também observa que a recompensa pelo trabalho na obra do Senhor não será nesta vida, mas sim na futura. Engana-se quem acha que por fazer algo para Deus obterá grandes recompensas do Senhor nesta vida, muito pelo contrario, se você está verdadeiramente envolvido com a obra do Senhor você pode observar quantas adversidades enfrentamos por amor a causa do evangelho de Cristo.

O que nos foi confiado deve sim ser feito da melhor maneira possível (Jer. 48.10), pois não o fazemos para receber recompensas terrenas e materiais, reconhecimentos e elogios (I Pe 5.4), mas sim em amor à Aquele que um dia se entregou por nós na cruz do calvário.

Na paz de Cristo o Mestre,
André Gonçalves.

2 comentários:

ANGELUCE disse...

PAZ DO SENHOR AMADO.GOSTARIA SE POSSÍVEL QUE TU POSTASSE ALGUMA COISA SOBRE HALLOIM NUMA LINGUAGEM MAIS LUDICA,PRECISO DE MATERIAL PARA ESCOLA BÍBLICA INFANTIL DE SÁBADO,AGRADEÇO DESDE JA PELA ATENÇÃO. PAZ E GRAÇA DO SENHOR JESUS CRISTO

ANGELUCE disse...

PAZ DO SENHOR IRMÃO,VENHO POR MEIO DESTE AGRADECER O MATERIAL ENVIADO SOBRE O HALLOEN,FOI MUITO ESCLARECEDOR PARA MIM E PARA AS CRIANÇAS QUE PELA MISERICÓRDIA DE DEUS ENSINO A SUA PALAVRA,QUE DEUS CONTINUE USANDO-O COMO UM INSTRUMENTO EM SUAS MÃOS PARA ABENÇOAR AQUELES QUE SOLICITAM ESCLARECIMENTO Á LUZ DA PALAVRA DIVINA,GRAÇA E PAZ NO NOME DO SENHOR JESUS

Related Posts with Thumbnails