terça-feira, 1 de março de 2011

IGREJA PERSEGUIDA [parte 05]

Iraque
8º lugar na Classificação
Porcentagem de cristãos na população: 1,12%
Religião predominante: Islamismo

O ano de 2010 trouxe consigo grandes tragédias à igreja iraquiana. Ataques à bomba contra ônibus e igrejas deixaram 151 cristãos mortos e mais de 200 feridos.
Um contato da Portas Abertas Internacional fez o seguinte relato da cidade de Bagdá, principal foco dos ataques:
“Os terroristas começaram a matar os cristãos em suas próprias casas, e em outros pontos da cidade.
Minha família e eu estamos muito esgotados e também apavorados. No momento estamos seguros, mas sempre somos assustados pelo pensamento: ‘será que seremos as próximas vitimas?’. É horrível.
Por que não há nenhum lugar realmente seguro em Bagdá? Estou pensando em levar minha família para o norte do país antes do feriado de Eid Adha (comemorado em 16 de novembro de 2010). Nesse feriado, os terroristas ficam ainda mais fanáticos, e a maioria dos cristãos fica mais em alerta. Os terroristas podem realizar mais ataques e assassinatos.
Ó, meu Deus, o que vai acontecer? Proteja-nos e nos guarde em segurança. Minha família e eu temos que pensar no que faremos a seguir. Vamos deixar Bagdá de vez ou não? Não queremos ir embora. Nascemos aqui, meus antepassados viveram nessa cidade por varias gerações, e agora somos forçados a fugir? Que tipo de mundo é esse? Ó, Senhor, proteja e esteja com a Igreja em Bagdá!”


Uzbequistão
9º lugar na Classificação
Porcentagem de cristãos na população: 0,1%
Religião predominante: Islamismo


A maior pressão que os cristãos do Uzbequistão enfrentam vem dos seus familiares, que muitas vezes os expulsam de casa.
Na sociedade, perdem seus empregos e deixam de receber serviços telefônicos e elétricos por não serem muçulmanos. Quanto ao governo, este os prende, multa e confisca seus pertences mais valiosos.



Laos
10º lugar na Classificação
Porcentagem de cristãos na população: 1,85%
Religião predominante: Budismo


A Igreja no Laos não pode agir de forma livre e os cristãos que renunciam à adoração aos espíritos malignos vivem sob grande pressão da sociedade. De tempos em tempos, os cristãos são presos, torturados e pressionados a renunciar sua nova fé.
Nos primeiros meses de 2010, mais de 50 cristãos foram oprimidos, ameaçados, presos ou expulsos de suas vilas no Laos.

Fonte:
Revista Portas Abertas – VOL.29 Nº2 Pág.12 e 13
www.portasabertas.org.br

Em Cristo,
André Gonçalves.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails