segunda-feira, 18 de julho de 2011

Saulo, de Tarso.

Saulo de Tarso – At. 22.3

O principal oponente da igreja primitiva era um judeu chamado Saulo. Lucas o menciona pela primeira vez no relato do apedrejamento de Estevão, o primeiro mártir cristão (At. 7.58). O relato deixa explicito que Saulo aprovou esta morte, pois os apedrejadores deixaram suas vestes aos pés do jovem fariseu.

Saulo era de Tarso, uma cidade na planície da Cilícia, região correspondente ao sul da atual Turquia, e estudou em Jerusalém com Gamaliel, o rabino mais renomado do século I. Saulo obteve cartas de autorização do sumo sacerdote para prender os seguidores de Jesus em Damasco e levá-los a Jerusalém. Como o próprio Saulo, chamado posteriormente de Paulo, reconheceria mais adiante (Gl. 1.13)

O ministério do apóstolo é de suma importância, tanto para o cristianismo como para a história da Igreja. Foi ele instrumento nas mão de Deus para que o Evangelho do Senhor Jesus viesse a ser propagado ao mundo de sua época. Foi através da vida de Paulo que chegou até nossos dias as 13 cartas escritas por ele e que compõem o Cânon Sagrado das Escrituras.

Uma breve biografia de Paulo:

Origem:
Tarso, na Cilícia (At. 22.3), da Tribo de Benjamim (Fp. 3.5);

Treinamento:
Aprendeu a arte de fazer tendas (At. 18.3) e estudou com Gamaliel (At. 22.3);

Religião Anterior:
Hebreu e fariseu (Fp. 3.5). Perseguidor dos cristãos (At. 8. 1-3; Fp. 3.6);

Salvação:
Encontrou o Cristo ressuscitado no caminho para Damasco (At. 9. 1-8). Recebeu o derramamento do Espírito Santo na rua chamada Direita (At. 9. 17-18; 22.12-16);

Chamado para Missões:
A igreja de Antioquia foi instruída pela Espírito Santo a enviar Paulo ao trabalho missionário (At. 13. 1-3). Levou o evangelho para os gentios (Gl. 2. 7-10);

Conversão de Saulo
Papéis:
Falou em nome da igreja de Antioquia no concílio de Jerusalém (At. 15. 1-4, 12);

Realizações:
Três viagens missionárias prolongadas (At. 13 – 20). Fundou inúmeras igrejas na Ásia Menor, na Grécia e , possivelmente na Espanha (Rm. 15. 24,28). Escreveu cartas para inúmeras igrejas e a vários indivíduos que agora compõem um quarto do Novo Testamento;

Fim da vida:
Depois da prisão em Jerusalém, foi enviado para Roma (At. 21.27; 28. 16-31).
De acordo com a tradição cristã, foi libertado da prisão, o que lhe permitiu mais obras missionárias, aprisionado novamente, permaneceu preso mais uma vez em Roma e foi decapitado fora da cidade.



Em Cristo,
André Gonçalves.


Bibliografia:
Plenitude, Bíblia de Estudo – SBB
Lawrence, Paul – Atlas histórico e geográfico da Bíblia, pág. 149 – SBB

6 comentários:

Salviano disse...

MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, porque: “Eis que vêm dias, diz o Senhor Jeová, em que enviarei fome sobre a terra, não fome de pão, nem sede de água, mas de ouvir as palavras do Senhor. E irão vagabundos de um mar até outro mar, e do norte até ao oriente; correrão por toda parte, buscando a palavra do Senhor, e não a acharão." ( Amós cap 8 ver 11 e 12 )Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

Anônimo disse...

Certamente um grande homem de DEUS, um grande irmão do passado, que nos deixou muitos ensinamentos e instruões(tudo inspirado por DEUS, através do seu ESPIRITO SANTO).

DEUS o abençõe meu Irmão.

Irm. Nadir.

GERALDO CARDOSO DE ALMEIDA FILHO disse...

Que Deus levante muitos homens dedicados a causa do reino dele como foi o apostolo Paulo.

Pr. Jefferson Eickoff disse...

Amado irmão, fiquei muito feliz ao descobrir seu blog visto eu ser natural de Bagé, onde ainda meus pais moram. Também, sou um amigo particular do Pr. Gideão Muniz, a quem Deus me deu o privilégio de conhecer. Gostei muito do comentário referente a vida de Saulo. Tem 4 coisas que me chamam muito a atenção acerca de sua conversão narrada em Atos 9 no que se refere a Paulo como um "instrumento (vaso)" de Deus.
1ª) Que o vaso... era um utensílio visível (Deus nos chamou para sermos Luz)
2ª) Que na qualidade de vaso, Paulo não podia escolher onde adornar a casa.Isto dependia totalmente da vontade do dono do mesmo.
3ª) Que, assim como um vaso não pode adornar-se a si próprio, Paulo dependia totalmente da atuação do Espírito Santo sobre sua vida para transformar sua natureza humana pela graça de Deus que traria beleza ao "vaso"
4) Que assim como um vaso não pode encher-se a si próprio, Paulo dependia totalmente da graça de Deus para ser cheio do Espírito Santo.

Um abençoado abraço a vc e a todos os blogueiros que seguem seu blog.

André Gonçalves disse...

Graça e paz!

Pr. Jeferson, que alegria encontrá-lo neste espaço, meu coração está alegre em poder rever (por fotos) o amado irmão!

Lembro-me das mensagens pregadas pelo irmão ainda no grupo de jovens da igreja, e após no inicio de seu ministério como diácono, eu era apenas um menino...

Revê-lo aqui me fez lembrar da excelente base espiritual que tive em minha infância, começando pela minha mãe que criou/ instruiu-me nos caminhos do Senhor, e tantos outros (Pr. Mário Martins - in memorian; Pr. Ideal, etc) no qual o Sr. embora bastante jovem na época, já fazia parte do seleto quadro.

Deus o abençoe grandemente junto dos seus!!

Em Cristo,
André Gonçalves.

André Gonçalves disse...

Graça e paz!

Irmão Geraldo, realmente a seara é grande e há poucos ceifeiros, como Paulo, dispostos a lutar pela causa do Evangelho.

Deus o abençoe amado irmão!

Em Cristo,
André Gonçalves

Related Posts with Thumbnails