domingo, 28 de outubro de 2012

Ebede-Meleque


A Palavra de Deus não registra muita coisa a respeito deste homem chamado Ebede-Meleque. O que sabemos a respeito dele está registrado nos cap. 38 e 39 do livro do profeta Jeremias. Sabemos que era um escravo, eunuco e de nacionalidade etíope. Era um estrangeiro.

Ebede-Meleque chegou a Jerusalém através das conquistas do povo hebreu ou foi comprado de mercadores de escravos. Por ser alguém que servia diretamente o rei, sabemos que era um homem culto, e que possuía certa sabedoria.

O que vale a pena destacar é o fato de que na vida deste homem foi despertado o temor ao Senhor, Deus de Israel, a ponto de pedir ao rei Zedequias a liberdade de Jeremias, um ato ousado e de grande coragem, pois a poucos momentos desta atitude, o rei Zedequias havia consentido que Jeremias fosse colocado no calabouço.

Certamente por se tratar de um estrangeiro, foi criado e educado em uma cultura estranha aos costumes do povo hebreu. Cresceu ensinado em uma outra religiosidade, sem conhecer o verdadeiro Deus. Porem ao observar a vida e ministério do profeta Jeremias, algo mudou em sua vida. Certamente a perseverança e paciência do profeta lhe chamaram a atenção. Como poderia um só homem, ir contra tudo e todos com uma mensagem de juízo? Era como que colocar a própria vida em risco, o que de fato aconteceu com Jeremias.

Duas coisas aprendemos e devemos destacar na vida de Ebede-Meleque: O temor gera fidelidade e a fidelidade gera salvação. O temor levou este homem a reconhecer que a mensagem de Jeremias era a verdade. A sua fidelidade lhe concedeu a conservação de sua vida. Veja o que a Palavra de Deus registra em Jr. 39. 15-18 “Ora, tinha vindo a Jeremias a palavra do Senhor, estando ele ainda encerrado no átrio da guarda, dizendo: Vai e fala a Ebede-Meleque, o etíope, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos, Deus de Israel: Eis que eu trarei as minhas palavras sobre esta cidade para mal e não para bem, e se cumprirão diante de ti naquele dia. A ti, porém, eu livrarei naquele dia, diz o Senhor, e não serás entregue nas mãos dos homens perante cuja face tu temes. Porque, certamente, te salvarei, e não cairás a espada, mas a tua alma terás por despojo, porquanto confiaste em mim, diz o Senhor.”

Ebede-Meleque, um escravo, estrangeiro, mas com duas características indispensáveis à vida de qualquer cristão: Temor e Fidelidade.



Em Cristo,
André Gonçalves.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails