sábado, 15 de junho de 2013

IGREJA – O anúncio de sua formação.

“Pois também eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.” Mt 16.18

        
A palavra Igreja (gr. ekklesia) significa “tirados para fora”. Refere-se à Igreja do Novo Testamento, fundada por Jesus Cristo, isto é, uma assembléia de crentes unidos ao corpo espiritual de Cristo pelo Espírito Santo (I Cor. 12.13) no momento da regeneração (Tt 3. 3-6), quando individualmente colocam a sua fé no Senhor Jesus como seu Salvador (At 16.31). Ainda na terra, os cristãos fariam parte de um grupo local de congregados, que se encontram regularmente (Hb 10.25) para edificação (Ef. 4.12), adoração (Jo 4.24) e participação nas ordenanças.

Jesus anuncia a Pedro a formação se Sua Igreja. Muitas pessoas, por falta de conhecimento e má exegese, entendem que Jesus estava fundando/ edificando a Igreja sobre Pedro. Jesus esta afirmando a Pedro que ele era pedra, rocha frágil (por ser humano e cheio de falhas), mas a Igreja estaria sendo fundada sobre Ele, Jesus, a pedra angular de esquina, a qual é inabalável e não há falhas. I Pe 2. 4-6

Cristo é o fundamento (base principal, a causa, o motivo) da Igreja, ou seja, Ele é a “principal pedra da esquina” (Ef. 2.20), e o edifício não pode existir, a menos que a pedra da esquina esteja no lugar.
Nós os crentes estamos fundamentados nesta pedra (Cristo), pois depende que tenhamos um fundamento, uma base e razões para a nossa existência. Em Mt 16.18 o Senhor anuncia a formação da Igreja, acontecimento este que estava por vir, o que aconteceu com a descida do Espírito Santo (At 2), que é o mantenedor da Igreja.

Morte + Ressurreição + Ascensão + Espírito Santo = IGREJA

Se Jesus não tivesse ido a cruz não haveria motivos para a instituição da Igreja¹. Por isso satanás fez de tudo para impedir que Jesus chegasse à cruz (Mt 4. 1-11/ Mt 16. 22-23). A cruz é causa de vitória para os crentes que compõem a Igreja (Gl 6.14), pois nela vemos que o propósito de Deus em resgatar os perdidos estava cumprido. É na cruz que vemos nossos pecados perdoados, pois sangue inocente foi derramado, o preço foi pago. Glória a Deus!

O Novo Testamento jamais usa a palavra Igreja em referência a uma estrutura física. Na realidade, os cristãos primitivos não tinham edifícios públicos onde pudessem se reunir, a princípio, eles se reuniam no templo de Jerusalém (At. 2.46) e em casas (At. 12. 11-12). A Igreja somente é chamada de edifício em um sentido espiritual (I Pe 2. 4-8/ Ef. 2.20).


Em Cristo,
André Gonçalves.



¹ IGREJAGrupo de seguidores de Cristo que se reúnem em determinado lugar para adorar a Deus, receber ensinamentos, evangelizar e ajudar uns aos outros (Rm 16.16). A totalidade das pessoas salvas em todos os tempos (Ef. 1.22-23).

Bibliografia:
Norman Geisler – Teologia Sistemática – vol.02 – pág. 505
Dic. da Bíblia de Almeida – pág. 85

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails