sábado, 27 de julho de 2013

Teologia Sistemática – A Verdade.

A importância da Definição de Verdade.

A Bíblia alega ser verdadeira. O salmista declarou: “A tua lei é a verdade” (Sl 119.142), e Jesus orou: “Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade” (Jo 17.17).

A Teologia evangélica é pregada com base na premissa de que a Bíblia é a verdade (Jo 17.17), e não apenas mais uma verdade; ela é a Palavra de Deus (Jo 10. 34-35), e Deus não pode mentir (Hb 6.18; Tt1.2). Dessa forma, o Cristianismo não é certo somente para mim, ele é certo para todas as pessoas. Ele não é verdadeiro somente de forma subjetiva, mas se constitui em uma verdade objetiva.


O Relativismo Implica um Mundo Cheio de Contradições.

Se o Relativismo fosse verdadeiro, o mundo seria cheio de condições contraditórias, pois, se algo é verdadeiro para uma pessoa e falso para outra, condições opostas teriam que coexistir.

O Relativismo é Autodestrutivo.

A maioria dos relativistas acredita, de fato, que o relativismo é verdadeiro para todos e não somente para eles. Só que esta é justamente uma afirmativa na qual eles não poderiam acreditar se fossem verdadeiramente relativistas, pois uma verdade relativa é verdadeira para mim, mas não necessariamente verdadeira para todas as pessoas. Portanto, se um relativista pensa que o relativismo é verdadeiro para todos, ele está, de fato, acreditando que se trata de uma verdade absoluta. E, é claro, sendo este o caso, ele não é mais um relativista de verdade, já que acredita em pelo menos uma verdade absoluta.

“Tal como uma maçã velha, o Relativismo pode parecer bom na superfície, mas está podre por dentro.”


Em Cristo,
André Gonçalves.


Bibliografia:

Norman Geisler – Teologia Sistemática – CPAD – vol. 1, pág. 101, 109, 111, 112.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails