sábado, 29 de março de 2014

A Confiabilidade dos Relatos do Novo Testamento.

Não somente existe uma tradição de manuscritos extremamente forte em apoio à conclusão de que o texto atual do Novo Testamento é uma representação altamente precisa dos originais, como também existem evidências em abundância acerca da historicidade confiável do relato da vida de Cristo nele contida. Como as evidências a favor da confiabilidade histórica do livro de Atos são mais fortes, comentaremos sobre este livro.

A Historicidade de Atos.
A data e a autenticidade do livro de Atos é crucial para a historicidade do Cristianismo primitivo, e, dessa forma, também para a Apologética em geral. Se Atos foi escrito antes do ano 70 d.C., enquanto as testemunhas oculares ainda estavam vivas, ele então apresenta grande valor histórico ao nos informar a respeito das crenças cristãs mais primitivas. Além disso, se Atos foi escrito por Lucas, o companheiro do apóstolo Paulo, ele pode ser posicionado no círculo apostólico dos primeiros discípulos de Jesus.

Se Atos foi escrito por volta de 62 d.C. (a data tradicional), ele, então, o foi por um contemporâneo de Jesus (que morreu em 33 d.C.). E se Atos se apresenta como um documento preciso em termos históricos, ele concede credibilidade aos seus relatos acerca das crenças cristãs mais básicas nos milagres (At. 2.22), na morte (At. 2.23), na ressurreição (At. 2.24,29-32) e na ascensão de Cristo (At.1.9,10). Além disso, se Lucas escreveu Atos, então o seu “primeiro tratado” (At.1.1),o Evangelho de Lucas, deve também receber a mesma credibilidade concedida ao livro de Atos.

Em Cristo,
André Gonçalves.


Bibliografia:

Geisler – Norman – Teologia Sistemática, CPAD – pág.430

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails