quinta-feira, 10 de abril de 2014

O caminho do homem até Deus


"Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa, Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu."  Hebreus 10:19-23




Tão logo Deus tirou o povo de Israel da escravidão do Egito, a Bíblia nos fala do desejo de Deus de habitar com o homem (Ex. 15.17). Deus deu a Moisés instruções precisas para que se construísse um tabernáculo no qual repousaria a arca, uma espécie de cofre que, por sua estrutura e conteúdo, é uma imagem do próprio Cristo. Tudo isso estava situado no meio de um recinto chamado átrio. (Ex. 25-27).

Mas será mesmo que o Deus justo e santo pode morar com o homem pecador sem condená-lo?

Se examinarmos em que ordem são apresentados os diferentes elementos que compunham o tabernáculo, compreendemos que Deus fez todo o necessário para abrir ao ser humano um acesso a Si mesmo. De fato, as instruções dadas ao povo de Israel começam pela arca (simbolo do próprio Cristo) e prosseguiam com o altar onde se queimavam os sacrifícios, impressionante figura do Senhor Jesus, santo sacrifício que suportou em nosso lugar na cruz o castigo que merecíamos.

Por último, a única porta de acesso ao átrio era amplamente aberta, já que tinha cerca de cinco metros de largura. Ainda hoje ressoam as palavras do Senhor Jesus: "Eu sou a porta, se alguém entrar por mim, salvar-se-á" (Jo 10.9). Contrariamente à lógica humana, a porta é a última a ser citada. Foi necessário que a grandeza do Senhor e depois Sua morte se revelassem para que o caminho até Deus fosse aberto para nós.


Em Cristo,
André Gonçalves


Bibliografia:
Devocionário de Evangelização e Inspiração Cristã - Depósito de Literatura Cristã.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails