domingo, 26 de junho de 2011

História bíblica – As Igrejas da Ásia [parte 06]

Filadélfia. Ap. 3. 07-13

Elogio: Persevera na fé;
Crítica: Nenhuma;
Instrução: Manter a fé;
Promessa: Um lugar na presença de Deus, um novo nome e a Nova Jerusalém.

            A igreja de Filadélfia tinha uma porta aberta e segura, pois ninguém a poderia fechar (v.8a). Isso se deve a sua fidelidade e obediência à Palavra e ao bom nome de Jesus (v.8,10), o que consequentemente provocou o cuidado e o amor de Jesus (v.9) por esta igreja.

            Jesus conhecia as crises vividas por Filadélfia, e também sua atenção dedicada a Jesus, e assim assegurou protegê-la durante a tribulação que prestes chegaria a todo o mundo (v.10). Filadélfia tinha crises de pouca força (v.8b), mas recebia poder, segundo a força da gloria de Cristo (Col. 1.11), para se manter obediente a Palavra e não negar o Nome que é sobre todo nome (Fil.2.9).

            Em meio as crises vividas por Filadélfia, Jesus percebeu alguma conquista, pois lhe disse: “guarda o que tens” (v.11). Se nós, como igreja atual, temos conquistas adquiridas nas batalhas da vida, devemos guardar e conservar, pois é valorizado por Jesus. Não guardar status, aparência de viva e estar morta, mas guardar a Palavra do Seu Testemunho (I Jo. 5.7), guardar o que Ele nos ensinou (Jo. 14. 15,21) e assim, permanecendo fiéis, obedientes, perseverantes e zelosos, seremos vitoriosos na batalha contra as crises existenciais do mal, e Jesus nos fará coluna no Templo de Deus e receberemos seu nome (v.12).

A cidade de Filadélfia.

A sexta igreja ficava em Filadélfia, atual cidade turca de Alasehir. Filadélfia foi fundada como posto avançado de Pérgamo em 189 a.C. Como em tiatira, as únicas testemunhas de seu passado cristão são as ruínas de uma igreja bizantina.



Em Cristo,
André Gonçalves.

Bibliografia:
Plenitude, Bíblia de Estudo – SBB
Nossa Revista – 4º Trimestre 2010 – Buscando respostas de Deus às crises existenciais na atualidade – Editorial CBC
Lawrence, Paul – Atlas histórico e geográfico da Bíblia, pág. 173 – SBB

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails