terça-feira, 20 de março de 2012

Paulo em Atenas – Pregação em meio aos “sábios”.

Em Atos dos Apóstolos, Lucas registra que Paulo, continuando a viagem pela Grécia, chegou a Atenas – Atos 17. 1-34.

            Paulo havia estado em Tessalônica onde, conforme nos relata o texto de Atos 17. 1-4 havia uma sinagoga de judeus, e por três sábados discorreu sobre as Escrituras, expondo o Evangelho. Muitos dos ouvintes creram na pregação de Paulo, mas alguns judeus desobedientes e movidos por inveja tumultuaram o ambiente por causa da pregação de Paulo (Atos 17. 5-9). Logo após os irmãos de Tessalônica enviaram Paulo e Silas a Beréia.
           
            Beréia nos é extremamente conhecida pela atenção dos irmãos desta cidade, que a “cada dia examinavam nas Escrituras se estas coisas eram assim.” Atos 17. 11.

            Novamente os judeus de Tessalônica perturbaram o trabalho evangelístico, pois sabendo eles que a palavra de Deus era anunciada por Paulo em Beréia, foram até lá e provocaram a multidão contra Paulo e Silas. No mesmo instante os irmãos de Beréia conduziram Paulo até o mar para ir em viagem até Atenas, mas Silas e Timóteo ficaram ali.

            Paulo em Atenas.

            Atenas havia liderado a resistência grega aos invasores persas em 490-479 a.C. Os grandes templos da Acrópole que os persas haviam destruído tinham sido reconstruídos e estavam de pé há quase cinco décadas quando Paulo chegou. A construção mais importante era o Parthenon, um templo com 69m de comprimento e 31m de largura, dedicado à deusa Atena. Atenas era a cidade que havia abrigado os grandes dramaturgos Ésquilo, Sófocles, Eurípides e Aristófanes, bem como os filósofos Platão e Aristóteles. Era conhecida como uma cidade universitária.

            Paulo ficou profundamente entristecido, pois o seu espírito se comovia em si mesmo, vendo a cidade tão entregue à idolatria. A história relata que havia em Atenas mais estátuas de deuses do que em todo o resto da Grécia. Um grupo de filósofos epicureus e estóicos começou uma discussão com o apóstolo Paulo e ele foi levado ao famoso conselho do Areópago que, em outros tempos, havia governado a cidade.

            A base da discussão era o Evangelho que Paulo pregava, pois estando a aguardar seus companheiros que ficaram em Beréia (Silas e Timóteo), pregava a palavra de Deus na sinagoga e na praça. A pregação de Paulo chegou a irritar aqueles “sábios” filósofos atenienses, a ponto de chamarem-lhe de paroleiro, ou seja, um pseudo-intelectual que insiste em falar pomposamente. Infelizmente a cegueira espiritual dos intelectuais do Areópago, fez com que eles não vissem em Paulo um verdadeiro mensageiro da verdade.

            Chego à conclusão de que mesmo estando em meio aos considerados mais sábios dos homens daquela época, Paulo não temeu a falsa sabedoria (I Tim. 6.20) e lhes anunciou à Cristo. A palavra de Deus nos diz que alguns creram na pregação de Paulo, entre os tais estava Dionísio, um areopagita (membro do Areópago) e uma mulher de nome Dâmares e, com eles, outros. Atos 17. 34

            Às vezes nos deparamos em meio a pessoas de alta posição social, e aparentemente extremamente sábias. Mas a sabedoria delas é terrena, mas o cristão espiritual possui sabedoria do céu e discerne bem tudo (I Cor. 2.15), e esta quem dá é Deus, para que nós venhamos a pregar o Evangelho sem temer as aparências.



Em Cristo,
André Gonçalves.


Bibliografia:
Lawrence, Paul – Atlas histórico e geográfico da Bíblia – SBB pág. 156;
Esboço da ministração da Palavra em 08.03.2012 – Culto público – Igreja Batista, Candiota/RS. 

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