terça-feira, 21 de agosto de 2012

A Família


A lição da E.B.D. apresentada no domingo próximo passado foi de grande relevância para os alunos que participaram desta escola. Na série de lições da revista da E.B.D da CBC¹ estamos estudando neste trimestre sobre os salmos. O titulo da lição do dia 19 de agosto foi “A FAMILIA”.

      O desenvolvimento da lição falou muito comigo enquanto estudava a lição durante a semana, o que foi concluído durante a explicação da lição no domingo pela manhã. Fiquei a meditar sobre alguns tipos de famílias que são notórias em nossos dias. Fiz um rascunho, o aprimorei e compartilho este com os irmãos.

A leitura devocional está no Sl. 124
O texto áureo em Sl. 127.1
O texto base em Sl. 127. 1-5

Segue meu rascunho (clique na imagem para ampliá-la):


No primeiro exemplo temos a “Verdadeira Família Cristã” onde a mesma vive sob a autoridade da Palavra, logo existe temor, obediência e poder. Nesta família os pais são tementes a Deus, obedientes a Palavra e são cheios do Espírito Santo. Seus filhos são criados na admoestação do Senhor, e crescem em graça e sabedoria.


No segundo exemplo temos a “Família ímpia” que é o retrato de nossa sociedade, onde os pais não conhecem Deus e por isto não o temem. Não conhecem a Palavra e estão longe da verdade. São cheios de ira, maus pensamentos e emoções carnais. Seus filhos não os obedecem porque não tiveram uma boa base familiar, o que resulta em uma família desestruturada onde todos, embora morando na mesma casa, estão distantes uns dos outros.


No terceiro exemplo temos a “Família negligente” que é a família que embora esteja dentro da igreja, não vive sob a autoridade da Palavra, que está de lado e sem brilho. Os pais já não temem a Deus e também não crêem na autoridade da Palavra, e vivem sem o poder do Espírito Santo. Seus filhos não conhecem a verdade porque lhes não é ensinada, logo não são criados na admoestação do Senhor.

O Senhor nos desperte e dê graça, pois os dias são maus.



Em Cristo,
André Gonçalves.
______________________________
¹ CBC – Convenção Batista Conservadora.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails