sábado, 27 de abril de 2013

Teologia Sistemática


O Teísmo e as Cosmovisões Contrárias.

            Existem sete cosmovisões que se destacam, sendo uma diferente da outra. Logicamente, somente uma destas cosmovisões pode ser verdadeira, e as outras precisam necessariamente ser falsas. As sete cosmovisões mais importantes são: Teísmo, Ateísmo, Panteísmo, Pan-em-teísmo, Deísmo, Deísmo Finito e Politeísmo.

Teísmo: Um Deus Pessoal e Infinito que Existe tanto dentro como além do Universo.
            O Teísmo é a cosmovisão que preconiza um universo que vai além das coisas que existem. Existe um Deus infinito e pessoal que vai além do universo que é o seu criador, o seu sustentador, e que pode agir dentro deste universo de maneira sobrenatural.

Ateísmo: Não Existe Deus algum, nem dentro nem além do Universo.
            O Ateísmo advoga que somente o universo físico existe, não existe nenhum Deus, em parte alguma. O universo é tudo o que existe e tudo o que existirá, e ele é auto-sustentado.

Panteísmo: Deus é o Próprio Universo (Ele é tudo).
            Para o panteísta, não existe um Criador além do universo, antes, tanto o Criador quanto a criação são duas maneiras diferentes de perceber a mesma realidade. Deus é o próprio universo (ou Ele está em todas as coisas), e o universo é Deus.

            O Panteísmo afirma que Deus é tudo, o Ateísmo alega que não existe Deus algum, e o Teísmo declara que Deus criou tudo. No Panteísmo, tudo é mente. De acordo com o Ateísmo, tudo é matéria. Só o Teísmo afirma que tanto a mente quanto a matéria existem. Na verdade, enquanto o ateu acredita que a matéria produziu a mente, o teísta acredita que a Mente (Deus) produziu a matéria.

Pan-em-teísmo: Deus está no Universo.
            O Pan-em-teísmo afirma que Deus habita o universo da mesma forma que uma mente habita um corpo. Entretanto, além do universo físico real, existe uma outra pilastra de sustentação para Deus. Por esta razão, o Pan-en-teísmo é também chamado de Teísmo Bipolar.

Deísmo: Deus está além do Universo, mas não dentro dele.
            O Deísmo é semelhante ao Teísmo, excluindo-se os milagres. Ele afirma que Deus é transcendente acima do universo, mas não imanente neste mundo, seguramente não de maneira sobrenatural. Semelhantemente ao Ateísmo, o Deísmo sustenta uma visão naturalista a respeito do funcionamento deste mundo. Em suma, Deus criou o mundo, mas Ele não mais se envolve com o mundo criado.

Deísmo Finito: Um Deus Finito Existe tanto além quanto dentro dos limites do Universo.
            O Deísmo Finito é semelhante ao Teísmo, salvo o fato de ele sustentar que o deus que transcende o universo e está ativo nele não é um ser infinito, mas limitado na sua natureza e poder. Como o deísta, o deísta finito geralmente concorda que o universo foi criado, mas nega qualquer intervenção milagrosa no seu âmbito.

Politeísmo: Existem muitos deuses além deste mundo, como também dentro dele.
            O politeísmo é a crença de que existem muitos deuses finitos. O politeísta nega qualquer Deus infinito que transcenda este mundo, da forma como sustenta o Teísmo, no entanto, crê que estes deuses finitos estão ativos neste mundo, em oposição ao Deísmo.

            Obviamente, se o Teísmo é verdadeiro, todas as outras seis formas de não-Teísmo são falsas. Deus não pode ser, por exemplo, ao mesmo tempo finito e infinito, pessoal e impessoal, estar além do universo e não estar além do universo, ser imutável e mutável, ou, ao mesmo tempo, ter capacidade de fazer milagres e não poder realizá-los. É certo que objeções podem e têm sido levantadas, mas nenhuma foi capaz de se sustentar.



Em Cristo,
André Gonçalves


Bibliografia:
Geisler – Norman – Teologia Sistemática vol. 1, pág. 16,17,36

Um comentário:

Marlon Marques disse...

Obrigado por comparecer ao meu blog, irmão André. Gostei de seu interesse pela teologia sistemática. Gosto muito também. Sempre farei uma visita aqui.

Fica na Paz, meu irmão!

Related Posts with Thumbnails