terça-feira, 11 de junho de 2013

Embaraço?

         Em Hb. 12.1 diz: “Portando, nós também, pois, que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço e o pecado que tão de perto nos rodeia e corramos, com paciência, a carreira que nos está proposta.” Mas o que é um embaraço?
         Hebreus 12.1 é a continuidade (contexto) do cap. 11 onde são listados os heróis da fé, homens que não tiveram suas vidas por preciosa, homens que o mundo não era digno, homens que apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram. Os vs. do cap. 11 são a motivação para os hebreus que sofriam perseguição.


         Para melhor entender a Palavra devemos aplicá-la a nossa realidade. Partindo desta perspectiva, o dicionário da língua portuguesa define embaraço como uma dificuldade, um estorvo, um obstáculo, uma perturbação de espírito.
         A diferença entre pecado e embaraço é que o pecado está sempre errado, um embaraço pode não estar errado, mas é sempre um impedimento. As atitudes e situações embaraçosas não deixam que se faça progresso para Cristo. Não estão necessariamente erradas, mas não são proveitosas. Mas o que poderá ser um embaraço ou um tropeço na vida cristã? Pode ser uma amizade pouco espiritual (concessões com os ímpios), um passatempo muito envolvente (a internet é uma arma sutil que tira o tempo da adoração), hábitos televisivos indiscriminados e desordenados (novelas, filmes, etc). Tudo isto pode impedir um crente de alcançar a vitória. De fato, gastar tempo excessivo em qualquer atividade que não seja essencial pode tornar-se um embaraço.

A vida cristã normalmente é comparada a uma corrida (I Co 9.24/ II Tm 4.7). Desta forma o escritor da carta aos hebreus, deixa claro que devemos deixar tudo que dificulta, atrapalha e atrasa nosso progresso, especialmente todas as formas de pecado.



Em Cristo,
André Gonçalves.

Bibliografia:
Willian MacDonald – O mandamento esquecido: Sejam Santos – pág.63
Priberam – Dicionário da língua Portuguesa - http://www.priberam.pt/DLPO/default.aspx?pal=embara%C3%A7o

2 comentários:

Anônimo disse...

A Paz do Senhor Jesus, André Gonçalves!

Um texto muito edificante e esclarecedor para mim.

Continue a escrever!

Um abraço do irmão em Cristo, Eduardo de Santos-SP

Andre Gonçalves disse...

Graça e paz!

Irmão Eduardo, grato pelas palavras. Que o Senhor continue a lhe abençoar com os textos aqui escritos.

Sinta-se a vontade em ler, comentar e compartilhar.

Abraço Fraterno,
André Gonçalves.

Related Posts with Thumbnails