sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Reflexões sobre a vida.

Ec. 7. 1,2
"Melhor é a boa fama do que o melhor unguento, e o dia da morte, do que o dia do nascimento de alguém.
Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque ali se vê o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração."

Salomão declara que boa fama é melhor que o unguento precioso. Nesse caso, boa fama significa o bom caráter, e unguento se refere a tudo o que é caro e fragrante. Em outras palavras, nem mesmo o perfume mais caro se iguala ao valor de uma vida honrosa.


O dia da morte é melhor que o dia do nascimento. Salomão expressa esta reflexão sob a seguinte ótica: O dia do nascimento traz alegria para a família, amigos e vizinhos, mas a preocupação de Salomão é se este infante quando crescer terá a oportunidade do conhecimento da verdade. Trazendo esta passagem aos nossos dias, quantas crianças nascem sem a esperança de ter na vida futura a oportunidade de conhecer o evangelho, o dia da morte para elas será de desespero. Porém para o salvo o dia da morte é um dia de vitória, é a oportunidade dele se encontrar com aquEle que o salvou. A morte para o salvo já não causa espanto (Hb 2.14-15/ Ap 1.18) porque estamos nAquele que venceu a morte. Mas para o ímpio é momento de desespero porque ele não irá ao encontro de Jesus.

Salomão declara que ir a um funeral é melhor do que ir a um banquete. A morte é o fim  de todos os homens, de modo que, quando a encaramos face a face, somos obrigados a parar e refletir sobre nosso destino final.

Então, caro leitor (a), reflita um pouco, será que estás dando mais valor para o que é temporal do que para as coisas eternas? Pense nisto!


Em Cristo,
André Gonçalves.


Bibliografia:
MacDonald - William - Comentário Popular AT, pág. 606

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails