sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Esperança... [parte 3]

Salmos 90

Sl. 90. 11-12. O homem de Deus se maravilha com o pode da ira divina e se pergunta: Quem pode temer ao Senhor de modo adequado diante da imensidão da cólera do Senhor? Uma coisa é certa: a ira de Deus deveria nos levar a valorizar todos os dias de nossa vida e a gastar cada momento em obediência ao Senhor, de tal forma que esse viver piedoso tenha valor para toda a eternidade.

Sl. 90. 13-14. Moisés implora ao Senhor que volte e demonstre compaixão pelo seu povo. Porventura o Senhor ficaria irado para sempre? Porque não demonstrava compaixão, para que pudesse viver o restante de seus dias com um pouco de tranquilidade e alegria?

Sl. 90. 15-16. Moisés pede "equivalência de tempo", isto é, que o Senhor concedesse tantos anos de alegria a Israel quantos os anos de aflição e adversidade que enfrentaram. O povo já conhecia o poder do julgamento de Deus, agora, porém, desejava conhecer a outra face do poder do Senhor, a saber, suas obras de misericórdia.

Sl. 90. 17. Ao final, o salmista pede que o Senhor favoreça seu povo terreno e o faça prosperar em todos os seus esforços: "sim, confirma a obra das nossas mãos".
O salmo 90 tem sido considerado, tradicionalmente, a leitura preferida nos funerais cristãos, e com razão pois chama atenção para a brevidade da vida e para a necessidade de aproveitarmos o tempo e as oportunidades. Entretanto, o salmo não apresenta o mesmo nível de consolo e confiança que o NT, no qual Cristo trouxe "vida e imortalidade por meio do evangelho". Hoje sabemos que a morte é lucro, pois deixaremos este corpo para viver com Jesus. A perspectiva sombria desse salmo deve, portanto, ser substituída pela alegria e esperança de vitória em Cristo, pois a morte perdeu o poder de triunfar. O cristão contemporâneo pode cantar:

A morte foi vencida! Cantem com júbilo, todos os fiéis.
Onde está tua vitória, ó sepultura cheia de vanglória?
Jesus vive! Teus portais não mais se alegram,
Jesus vive, forte e poderoso para salvar.
                                                                      Fanny J. Crosby



Em Cristo,
André Gonçalves.


Bibliografia:
McDonald - Willian. Comentário Bíblico Popular AT, pág. 464.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails