quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Embora pequenos, foram escolhidos por Deus! (Parte 2)

Em 1 Samuel capítulo 1 a palavra do Senhor nos conta a história de Ana, uma mulher que não podia ter filhos (1 Samuel 1.5). Indo Ana adorar ao Senhor no templo, na companhia de seu marido Elcana, rogou ao Senhor por um filho, pois sua alma estava aflita. “Ela, pois, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou muito, e fez um voto, dizendo: ó Senhor dos exércitos! se deveras atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e pela sua cabeça não passará navalha.1 Samuel 1. 10-11

Enquanto Ana derramava sua alma perante o Senhor, o sacerdote Eli, já desprovido de discernimento, observava Ana, achando que a mesma estava embriagada, pois em sua oração, Ana apenas movia seus lábios, sem emitir som. Porém Ana chorava aos pés do Senhor, colocando diante de Deus a sua angustia.

Passado algum tempo, Deus atende o pedido que Ana havia feito, e concede-lhe um filho, o qual se chamaria Samuel.

Cumprindo o voto que havia feito ao Senhor, após algum tempo Ana leva o menino Samuel, agora para servir à casa de Deus.

Samuel era ainda criança quando foi entregue a casa de Deus. “...e o levou à casa do Senhor, em Siló; e era o menino ainda muito criança.1 Samuel 1.24

Começa então a cumprir-se os propósitos de Deus na vida de Samuel. Estando certa vez Samuel, deitado para dormir, ouviu a voz do Senhor, que lhe chamava. Achando ele que era o sacerdote Eli, foi até ele e disse: “Eis-me aqui, porque tu me chamaste” (1 Samuel 3.5). Mas Eli não o havia chamado, e assim sucedeu desta maneira por três vezes.

Na terceira vez que Samuel chegou-se a Eli, achando que ele o havia chamado, entendeu Eli que era o Senhor que chamava Samuel, pois o menino ainda não conhecia a voz do Senhor. “Ora, Samuel ainda não conhecia ao Senhor, e a palavra de Senhor ainda não lhe tinha sido revelada.1 Samuel 3.7 Eli orientando Samuel disse: “Pelo que Eli disse a Samuel: Vai deitar-te, e há de ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve. Foi, pois, Samuel e deitou-se no seu lugar.1 Samuel 3.9

O Senhor agora chama Samuel pela quarta vez: “Depois veio o Senhor, parou e chamou como das outras vezes: Samuel! Samuel! Ao que respondeu Samuel: Fala, porque o teu servo ouve.1 Samuel 3.10. Deus revelou para aquele menino o seu julgamento contra a casa de Eli. Samuel porém esteve atento ao que o Senhor lhe falava.

Samuel foi homem com uma vida dedicada ao serviço do Senhor. Foi através dele que o Senhor o levou a escolher o primeiro rei de Israel, atendendo a petição do povo israelita. 1 Samuel 8.

Em Cristo,

André Gonçalves.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails