sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

... tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra.

As Escrituras nos mostram cinco relatos, onde Jesus durante seu ministério, incumbiu os seus discípulos a ir pregar o Evangelho pelo mundo.

Mateus 28. 18-20 “E, aproximando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a observar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.“

Marcos 16. 15-18 “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado. E estes sinais acompanharão aos que crerem: em meu nome expulsarão demônios; falarão novas línguas; pegarão em serpentes; e se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e estes serão curados.“

Lucas 24. 45-48 “Então lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras; e disse-lhes: Assim está escrito que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressurgisse dentre os mortos; e que em seu nome se pregasse o arrependimento para remissão dos pecados, a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sois testemunhas destas coisas.“

João 20. 21-23 “Disse-lhes, então, Jesus segunda vez: Paz seja convosco; assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós. E havendo dito isso, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo. Àqueles a quem perdoardes os pecados, são-lhes perdoados; e àqueles a quem os retiverdes, são-lhes retidos.“

Atos 1. 8 “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra.“ Aqui Jesus promete o derramamento do Espírito Santo. A comissão para pregar o Evangelho pelo mundo, está diretamente ligado ao derramamento do Consolador.

Pelo Espírito Santo, somos convencidos a ir pregar o Evangelho. Precisamos do poder do Espírito, para ter êxito na pregação.
Mas antes de ir pregar o Evangelho, os discípulos precisavam receber a unção do Espírito de Deus, para:
- Agir/ ir a anunciar a Palavra da salvação;
- Declarar Jesus como Filho de Deus;
- Ter autoridade para curar enfermos e expulsar demônios;
- Estabelecer as Igrejas.

Após receber o Espírito Santo, vemos como o Mesmo começou a agir no meio dos discípulos. Em sua primeira pregação, Pedro cheio do Espírito Santo anunciou: “Varões israelitas, escutai estas palavras: A Jesus, o nazareno, varão aprovado por Deus entre vós com milagres, prodígios e sinais, que Deus por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis; a este, que foi entregue pelo determinado conselho e presciência de Deus, vós matastes, crucificando-o pelas mãos de iníquos; ao qual Deus ressuscitou, rompendo os grilhões da morte, pois não era possível que fosse retido por ela.“ Atos 2. 22-24 Resultado: Quase três mil almas convertidas ao Evangelho de Cristo. Evangelho genuíno, pregação verdadeira!!

Cheio do Espírito Santo, Felipe sendo orientado pelo anjo do Senhor, desceu ao caminho de Jerusalém para Gaza. Encontrou-se no caminho com o Etíope mordomo-mor da rainha de Candace. O qual lia o profeta Isaias, porém não compreendia aquelas palavras. Felipe sendo convidado a embarcar na carruagem, teve a nobre oportunidade de lhe pregar o Evangelho, anunciando a Jesus. Resultado: Primeiro representante do povo gentil convertido a Cristo, e o Evangelho começaria a ser anunciado em terras distantes.

Cheios do Espírito Santo, Pedro, João, Felipe, Marcos, Estêvão, Ananias (de Damasco), Cornélio, Tiago, Paulo, Barnabé, Timóteo e tantos outros, contribuíram para que a mensagem da cruz fosse anunciada.

Cheios do Espírito Santo, os reformadores no passado, saíram por lugares longínquos, até mesmo em meio a florestas. Muitos não tinham nem calçados para os seus pés, caminhavam por estradas pedregosas para anunciar a Palavra de Deus nas cavernas, onde os cristãos perseguidos refugiavam-se para adorar a Deus. Mas tinham seus pés calçados na preparação do Evangelho da paz.

Cheios do Espírito Santo, eu e você, somos hoje impulsionados a continuar obedecendo o que Jesus disse em Marcos 16.15 “...Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho a toda criatura.“

Em Cristo,

André Gonçalves.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails