sexta-feira, 26 de março de 2010

A Palavra de Deus. [parte 04]


O conteúdo da Palavra de Deus está completo!

“Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam Nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.” Provérbios 30. 5-6

Cânon”é o termo usado para descrever o número completo dos livros da Bíblia – o cânon fixo de 66 livros das Escrituras Sagradas. Deriva de termos antigos com o significado de “bastão de medir”, sendo aplicado aqui para designar aqueles livros que satisfazem as Escrituras para serem reconhecidos como divinamente inspirados.

A Bíblia adverte contra a adição ou subtração de coisas ao seu conteúdo. Apocalipse 22.18 faz uma afirmação conclusiva no final da Bíblia, baseada na sabedoria e providência de Deus. Embora seja uma referência direta ao livro de Apocalipse, a maioria dos estudiosos da Palavra de Deus, também estabelece uma relação mais abrangente sobre esse assunto: “adicionar ou subtrair passagens da Bíblia é um risco individual.

Quanto a isso, somos sábios para compreender a terminologia. Quando nos referimos a “revelação das Escrituras”, é importante diferenciar essa ordem consumada de qualquer outro uso do termo, por mais sagrado que seja.

Hoje há muitas pessoas que não entendem a diferença entre uma “revelação” (uma visão ou idéia que pode ser de Deus, do homem ou de Satanás), e a revelação de Deus, que é o cânon fixo das Escrituras.

Existem muitos livros que afirmam ter inspiração divina, mas uma atitude displicente ou ingênua para com estes livros pode causar confusão e destruição total.

A Bíblia é completa, completamente digna de confiança e suficiente para responder completamente a qualquer coisa que precisamos saber sobre a salvação eterna ou sobre a sabedoria prática relacionada aos nossos relacionamentos com as pessoas, moralidade, caráter ou conduta.

Bibliografia: Plenitude, Bíblia de Estudo. SBB – ARC.

Em Cristo,
André Gonçalves.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails