segunda-feira, 19 de julho de 2010

O homem e a Desobediência.

Quando Deus criou o homem conforme sua imagem e semelhança (Gen. 1.26), este refletia através de sua vida, a glória de seu criador. Por causa da queda do homem pela desobediência, este ficou destituído da glória de Deus, tendo seu brilho apagado pelo pecado.

A partir da queda do homem, tudo teve uma transformação na terra, e não foi para melhor. Agora o homem possuía o conhecimento do bem e do mal, sabendo que o bem o conservaria em vida espiritual, mas o mal/pecado o levaria a morte espiritual. Dentro das transformações que a terra sofreu através da entrada do pecado na vida do homem, ela começou a produzir ervas daninhas, os animais antes dóceis agora ferozes, nem tudo o que o homem plantava nascia, e o seu trabalho para se sustentar começou a ser fadigante.

O jardim que Deus havia feito para o homem viver era delicioso (Édem = delicioso), no entanto o homem não soube desfrutar e valorizar daquilo que Deus havia feito com perfeição. Ao homem foi ordenado apenas um único mandamento: Não comer do fruto da arvore do conhecimento do bem e do mal. E foi em desobediência a este único mandamento que o homem caiu.

Entre o homem e Deus criou-se uma separação por causa do pecado. O homem estava destituído da glória de Deus. Romanos 3.23

Dentro do seu plano de resgatar o homem do pecado, Deus anuncia que enviaria um que resgatasse o elo entre Deus e o homem. Através do sacrifício na cruz, Jesus nos concede vida eterna. Agora Deus nos vê e ouve através do sacrifício e intercessão do Filho.

Façamos um comparativo entre o que satanás oferece e o que Deus oferece:
Satanás oferece o pecado, que por sua vez tem como salário a morte (morte espiritual, separada de Deus).
Deus oferece por nós o seu único Filho em sacrifício vivo para que tenhamos vida eterna.

Até em nossos dias vemos a insistência da humanidade em desobedecer a Deus. O crescimento incontrolável da iniquidade, as grandes catástrofes naturais, as doenças incuráveis e as epidemias, as doenças nos animais e nas plantas, são as conseqüências de uma humanidade sem Deus.

Embora o homem do Édem retribuísse Deus de forma desobediente, Deus prova o seu imenso amor pela sua grande obra, o homem, eu e você.

Em Cristo,
André Gonçalves.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails