segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Obediência.

“Veio-lhe então a palavra do Senhor, dizendo:
Levanta-te, vai para Sarepta, que pertence a Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei a uma mulher viúva ali que te sustente.
Levantou-se, pois, e foi para Sarepta. Chegando ele à porta da cidade, eis que estava ali uma mulher viúva apanhando lenha; ele a chamou e lhe disse: Traze-me, peço-te, num vaso um pouco d'água, para eu beber.
Quando ela ia buscá-la, ele a chamou e lhe disse: Traze-me também um bocado de pão contigo.
Ela, porém, respondeu: Vive o Senhor teu Deus, que não tenho nem um bolo, senão somente um punhado de farinha na vasilha, e um pouco de azeite na botija; e eis que estou apanhando uns dois gravetos, para ir prepará-lo para mim e para meu filho, a fim de que o comamos, e morramos.
Ao que lhe disse Elias: Não temas; vai, faze como disseste; porém, faze disso primeiro para mim um bolo pequeno, e traze-mo aqui; depois o farás para ti e para teu filho.
Pois assim diz o Senhor Deus de Israel: A farinha da vasilha não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até o dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra.
Ela foi e fez conforme a palavra de Elias; e assim comeram, ele, e ela e a sua casa, durante muitos dias.
Da vasilha a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do Senhor, que ele falara por intermédio de Elias.” I Reis 17. 8-16


Esta passagem das Escrituras nos trás um grande ensinamento, de como devemos confiar na providência de Deus.

Mas outro ensinamento me chama bastante a atenção, que é a obediência a Deus. Se aquela viúva não obedecesse a voz do profeta de Deus, certamente a morte era certa para ela e seu filho, os quais só tinham alimento para mais uma refeição, e após esperariam a morte, pois não haviam mais mantimentos para aquela pobre viúva e seu filho. I Reis 17.12

Certamente foi uma grande prova de fé que esta viúva demonstrou. Imagine, ela estava com apenas mantimento para a última refeição, e agora teria que providenciar este alimento para alimentar primeiramente o servo de Deus. Parece um tanto incompreensível a atitude do profeta, mas ele apenas estava obedecendo uma ordem de Deus.

Movida pela fé e obediência, aquela viúva fez conforme a palavra do profeta. Em resultado de sua obediência, na sua casa a farinha não acabou, e da botija o azeite não faltou. I Reis 17.16

Em muitas vezes, a causa da ruína, é não obedecer a Deus. Quantos discordam das palavras de orientação e até mesmo da repreensão do seu pastor. Não aceitam a doutrina de Cristo, tudo por rebeldia e desobediência, não sabem estas pessoas, que não estão se opondo contra o homem, mas sim a Palavra de Deus.

Na casa da viúva também houve mais um momento de tristeza, pois seu filho, logo após veio a morrer. I Reis 17.17

Mais uma vez, Deus prova que está no controle. Elias ora a Deus, com quebrantamento e humildade, pedindo que Deus devolvesse a viúva o seu filho vivo. Em resposta a esta oração com humildade e reconhecimento de que só Deus é o Senhor, a vida voltou ao filho daquela viúva. I Reis 17.20

Fica para nós o ensinamento que a Palavra de Deus nos deixa, obediência é melhor do que sacrificar. “Samuel, porém, disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à voz do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar, e o atender, do que a gordura de carneiros.” I Samuel 15.22

Em Cristo,

André Gonçalves.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails