quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Os grandes desafios da Igreja.

Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, fitando os olhos em Jesus, autor e consumador da nossa fé, o qual, pelo gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à direita do trono de Deus. Hebreus 12. 1-2

São grandes as mudanças ocorridas, nos últimos anos, em nossa sociedade. As descobertas tecnológicas e o avanço da ciência, tem trazido progresso e auxiliado diversas áreas de nossas vidas.

Infelizmente, pouco progresso, ou quase nenhum, se viu na vida espiritual do ser humano. Há os que não conhecem e não temem a Deus, pois nunca se viu a nossa sociedade afogada em meio a tanta violência, imoralidade e pecado, fazendo que as pessoas estejam alienadas de Deus.

É no meio deste quadro de calamidade, que a verdadeira Igreja de Cristo esta lutando para brilhar em meio a uma sociedade moderna e pecaminosa.

A Igreja de hoje possui, ou tem a sua frente, três grandes desafios:

1) Manter-se pura e santa, em meio a uma sociedade pecaminosa.
Nunca na história da humanidade, se viu uma escassez e inversão de valores. O amor, a honestidade, o respeito e principalmente o temor a Deus, nunca foram tão desprezados como hoje.

Pessoas levadas pela ganância, e o ganho fácil, esquecem-se dos valores morais e éticos.

O lema é: Custe o que custar, obtenha, consiga, conquiste, não importa que pelo caminho, isto irá trazer danos a alguém. Assim sendo, as pessoas conquistam bens materiais, mas estão perdendo seus valores morais, e o temor a Deus.

Para muitos, o mais importante é ter do que ser. Diante do exposto, a Igreja do Senhor precisa vigiar, para não estar contaminada. “Portanto, nós também, pois estamos rodeados de tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta” Hebreus 12.1. A Palavra de Deus nos diz que o pecado está muito próximo, a nos rodear, mas não devemos nos deixar ser embaraçados por ele.

Os nossos irmãos da Igreja Primitiva, também viveram dias difíceis, onde havia idolatria, e pecado, mas não deixaram o Espírito Santo de Deus, ser sufocado nas suas vidas.

Daniel e seus amigos não deixaram ser contaminados pelos manjares do rei, mesmo estando como escravos. Deus honrou sua fidelidade. Daniel 1.8

Para podermos nos opor a este quadro, devemos viver uma vida separada de todo o pecado, e estar consagrados diante de Deus, nos preparando para a sua vinda. “E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” I Tessalonicenses 5.23
Embora estejamos rodeados de toda sorte de pecados, se nos mantivermos fiéis ao Senhor, Ele nos concede a sua graça, a todos os que lutam para ser fiéis.

2) A Igreja precisa manter sua identidade.
Como Igreja de Cristo, devemos ser o que Cristo nos declarou em Mateus 5. 13-14 “ Vós sois o sal da terra; mas se o sal se tornar insípido, com que se há de restaurar-lhe o sabor? para nada mais presta, senão para ser lançado fora, e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre um monte”.

O sal serve para conservar alimentos e dar gosto. A luz é para desfazer as trevas, e é um meio de orientação (como o farol é usado para orientação das embarcações).

A Igreja deve ser o ponto de referência para o mundo que vive no pecado. Aos que vivem uma vida de impureza, a Igreja lhes revela a santidade, a honestidade, a pureza e o temor a Deus.

Vivemos dias onde a Igreja tem perdido a sua identidade, por estar atraída pelas obras do mundo. Se olharmos ao nosso redor, os grupos folclóricos de todos os estados brasileiros, continuam mantendo suas tradições, e porque a Igreja não consegue manter sua identidade?!

Os grupos folclóricos tratam em trazer entretenimento para o mundo. A Igreja trata em levar a mensagem de salvação aos perdidos. Veja quanta diferença em seus propósitos!!

Devemos nos manter fiéis, sem jamais perder a identidade como povo escolhido e chamado para fazer uma grande obra, conservando a pureza, a santidade e a doutrina que nos foi deixada. “...e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.” Atos 2.42

3) A Igreja deve pregar o Evangelho com eficácia.
São grandes os desafios da obra missionária. O Senhor Jesus falou que a seara é grande, porém possui poucos obreiros. “E dizia-lhes: Na verdade, a seara é grande, mas os trabalhadores são poucos; rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.” Lucas 10.2

A nossa principal missão é a pregação do Evangelho de Cristo, sem distorcer a sua Palavra, mas pregar o Evangelho genuíno.

Muitos cristãos na preocupação de anunciar a Palavra de Deus, se deixam levar por métodos anti-cristãos, na desculpa de que a Palavra deve ser anunciada a todos. Os meios não podem se tornar um fim. Pedro em sua primeira mensagem evangelística, não usou nenhum método mundano, antes, pregou a Jesus crucificado, e como resultado de sua pregação, quase três mil almas converteram-se naquele dia. Atos 2. 22-41

Muitos cristãos interpretam mal as escrituras, em I Coríntios 9. 19-22 o apóstolo Paulo diz que “Pois, sendo livre de todos, fiz-me escravo de todos para ganhar o maior número possível: Fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse eu debaixo da lei (embora debaixo da lei não esteja), para ganhar os que estão debaixo da lei; para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei. Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me tudo para todos, para por todos os meios chegar a salvar alguns.“ Isto não fez de Paulo um homem pecaminoso, tão pouco o apóstolo teve envolvido em atitudes e atos pecaminosos, mas manteve-se em santidade e retidão diante de Deus.

O Senhor Jesus não nos deixou órfãos, tampouco nos deixou a mercê do mal ou do deus deste século. Ainda que para ser fiel, custe a nossa vida, pois passaremos desta vida para uma outra muito melhor junto do Senhor.

Temos que ter a confiança e a certeza de que Jesus está conosco, e é Ele que nos dá a vitória. Romanos 8.31

Ele tem nos abençoado grandemente, para que nós venhamos a vencer os desafios que a Igreja enfrenta, e ainda deve enfrentar. “Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestes em Cristo; como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis diante dele em amor.” Efésios 1. 3-4


Em Cristo,
André Gonçalves.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails