quinta-feira, 17 de junho de 2010

Arrependei-vos...


"...porque é chegado o Reino dos céus." Mateus 3.2b

Há uma grande semelhança entre as pregações de João Batista e a do Messias prometido, Jesus. Os dois pregavam o arrependimento, João enfático em sua mensagem chamava o povo ao arrependimento (Mat. 3.2), preparando o caminho para o Messias que viria após ele. Jesus em sua pregação, estava sempre a ensinar, mas também chamava o povo ao arrependimento. Mat. 4.17

Uma leitura mais detalhada dos Evangelhos sinóticos, nos mostrará que Jesus tinha grande compaixão pelo povo e via a sua necessidade de ensinamento. O Senhor Jesus operou grandes e inúmeros milagres, mas em nenhum momento ele deixou sua pregação de lado.
Arrependimento é uma decisão que resulta em uma mudança de idéia, que sucessivamente leva o pecador à mudança de seus objetivos e ações. É como se uma determinada pessoa estivesse se dirigindo em determinada direção, após convencida de que aquela direção não é a melhor, ela muda de sentido, completamente. É isto que o Espírito Santo faz com o pecador, através da pregação da Palavra, convence o mesmo de que ele caminha para a perdição, e ao arrepender-se ele muda completamente o sentido, o rumo de sua vida, agora com Cristo.

Um pecador arrependido muda sua idéia quanto as suas convicções e atitudes para melhor, ele é transformado pelo poder e ação de Deus na sua vida. Viver com Cristo, traz nova visão, ele consegue enxergar o mundo espiritual de uma melhor maneira, conseguindo discernir o certo do errado, o santo do profano.

Quando um pecador se arrepende do pecado, traz uma mudança à sua mente, que envolve tanto um afastamento do pecado, quanto o traz de volta para Deus. Um belo exemplo que a Palavra de Deus nos deixa é a parábola do filho pródigo. Lucas 15. 11-32

Baseado nos ensinamentos que Jesus Cristo nos deixou registrados em Sua Palavra, não nos resta dúvida de que sem arrependimento não há salvação. O pecador precisa ouvir uma mensagem direcionada por Deus, que faça com que ele compreenda que necessita de um arrependimento do pecado, necessita de uma mudança de vida.

Muitas pessoas estão se auto enganando e outras sendo enganadas. Uns acham que por não fazerem mal ao seu próximo, não tem pecado, mas a Palavra nos afirma que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Romanos 3.23
Outros não são levados a meditar sobre arrependimento, a eles são pregadas as falsas mensagens de venha como estás e fique como estás.

Ao pecador, ainda é tempo de arrependimento, de experimentar uma nova vida, junto de Cristo.

Em Cristo,
André Gonçalves

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails