terça-feira, 22 de junho de 2010

A Verdadeira fonte.

"Mas aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna." João 4.14

Nesta passagem das Escrituras (João 14. 1-42), Jesus ia de caminho da Judéia para a Galiléia. Era necessário que o mesmo passasse por Samaria, indo até uma cidade chamada Sicar.

Jesus certamente estava cansado do caminho, o sol escaldante certamente o havia afadigado fisicamente. Segundo o horário judaico, ele chegou a fonte de Jacó por volta das 12h. O sol estava a meio céu.

Embora com sede, Jesus estava prestes a saciar a sede de vida eterna de uma pecadora. Aproximando-se do Mestre, aquela mulher Samaritana foi surpreendida com as palavras de Jesus. Era totalmente fora de lógica aquela conversa, visto com um olhar humano. Primeiro ela era uma mulher de um povo reprimido pelos judeus. Segundo, ela não poderia dirigir a palavra a um homem, ainda mais judeu. Terceiro, aquele não era o horário propício para uma mulher dirigir-se àquele lugar para tirar água. Enfim, aparentemente as circunstâncias não eram as melhores para aquele diálogo.

Aquela mulher teve talvez a única oportunidade de estar no lugar certo, para um fim esclarecedor, e muito mais, um fim ao qual traria para sua vida, salvação eterna e a oportunidade de apresentar a salvação aos seus compatriotas.

No primeiro momento aquela mulher não havia compreendido o propósito do qual Jesus lhe falara, a água que ela tirava daquela fonte, não lhe saciaria sua sede para sempre, mas Jesus tinha a lhe oferecer a água da vida, a qual ela não tornaria a ter sede. Pecadora, teve seu pecado revelado pelas palavras de Jesus, não com um julgamento tendencioso por parte do Mestre, mas para revelar-lhe que ele era o Messias prometido, que estava ali para salvar-lhe. Aquela mulher, que a Palavra não cita o seu nome, teve certeza de que estava diante do Filho de Deus, e correu para anunciar isto a sua cidade.

Como esta mulher que foi à fonte verdadeira, também Zaqueu estava no local exato, onde Jesus ia passar. Existem em nossos dias muitos caminhos e muitas fontes, mas existe somente um caminho, uma fonte que é a verdadeira. Onde você tem ido buscar água viva? Ela está realmente a jorrar neste lugar? No caminho que você está, você encontra-se com Jesus?!

"Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14.06

Em Cristo,
André Gonçalves.


Nota:
Quero registrar neste espaço o meu agradecimento pelas palavras de incentivo dirigidas a mim, por parte de meu sogro, Pr. Pedro Martins, onde fui alegremente surpreendido com um telefonema do mesmo, que está sendo um assíduo leitor deste singelo blog. Pr. Pedro, é um homem de Deus que tem grande zelo pela Palavra do Senhor. Um grande abraço fraterno na paz de nosso Senhor, e Salvador Jesus Cristo!

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails