terça-feira, 1 de junho de 2010

A Incompreensão humana e o Grande Amor de Deus.

Jonas 3.1-6

A história relatada no livro de Jonas, a grande misericórdia de Deus para com a humanidade.
O povo assírio de Nínive despertava o ódio e temor dos demais povos, inclusive o povo hebreu, pois o povo ninivita era um povo de maldades extremas.

No primeiro momento Jonas, ao receber a incumbência de levar uma mensagem a este povo, temeu, não pelo fato da maldade do povo daquela cidade, mas Jonas sabia que Deus é grande em beneficência, e poderia perdoar os pecados daquele povo.
Jonas no seu limitado raciocínio, não consegue compreender como uma cidade composta de pessoas tão más poderia receber o perdão de Deus. Jonas desejava um julgamento imediato e severo para aquele povo.

Após passar pela adversidade de um quase naufrágio, Jonas no interior do grande peixe, clama a Deus por misericórdia, a qual lhe é alcançada. Jonas 2.1-9
Agora Jonas obedece a voz do Senhor vai até a cidade de Nínive, e começa a entregar a mensagem a qual Deus lhe comissionou que entregasse ao povo ninivita. Mas Jonas não esperava que aquele povo viesse a se arrepender do seu estado. Para surpresa de Jonas os homens de Nínive creram em Deus (Jn 3.5) e até o rei daquela cidade humilhou-se perante Deus. Esta atitude de arrependimento certamente despertaria alegria no coração de qualquer missionário, mas Jonas entristeceu-se pelo fato do povo arrepender-se.

A partir do cap. 4, Deus dá uma grande lição a Jonas e também nos deixa uma grande mensagem. Jonas parte para a montanha para ver o que aconteceria à aquela cidade. Agora Deus começa a mostrar a sua lição de beneficência e misericórdia pelo povo ninivita. Após Jonas queixar-se com Deus, ouve a seguinte mensagem: "E disse o Senhor: tiveste compaixão da aboboeira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que, em uma noite, nasceu e, em uma noite pereceu, e não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens, que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais?" Jn 4. 10-11

Amados irmãos, quantas vezes somos acometidos de investidas do inimigo contra nós usando as pessoas. Muitas das vezes queremos um julgamento imediato da parte de Deus contra aqueles que nos perseguem, e esquecemos da instrução da Palavra, que nos ensina a pagar o mal com o bem e a não fazer um julgamento final para com o nosso próximo. Rom. 12.21/ Heb. 10. 30

Deus quer que nós sejamos as pessoas a qual Ele escolheu para levar a mensagem do seu amor. Muitas vezes é muito difícil separar as atitudes pecaminosas das pessoas que as cometem, fazendo nos esquecer que aquela pessoa precisa do amor de Deus.

Reflitamos no amor de Deus!

Em Cristo,
André Gonçalves.

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails