quarta-feira, 23 de junho de 2010

Pastor.

"Cuidai pois de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos constituiu bispos [pastor], para apascentardes a igreja de Deus, que ele adquiriu com seu próprio sangue." Atos 20.28

Com o crescente número de cristãos pelo mundo, há uma grande necessidade de pastores que venham a desempenhar este ministério que é, principalmente, ensinar o rebanho/povo, que está sob sua responsabilidade.

Sempre a Palavra de Deus faz referência a este ministério, referindo-se a ele como bispo, pastor ou presbítero, e ela coloca como principal responsabilidade o cuidado, o zelo e o ensino. Atos 20.28

As aberrações doutrinárias, o surgimento de heresias, a falta de discernimento, são a consequência de líderes que não foram liderados, ou deixaram de confiar na primazia da Palavra de Deus. Na verdade, em um determinado dia do passado faltou Palavra!

No original grego, pastor (poimen) significa aquele que cuida, guia, apascenta, tem cuidado tenro e superintendência vigilante. Em meio a grande seara tem faltado homens capacitados, com as qualidades acima descritas para guiar o povo a andar nos caminhos do Senhor.

Instruído pelo Espírito Santo, o Apóstolo Pedro escreveu:
"Aos presbíteros [pastores], pois, que há entre vós, rogo eu, que sou presbítero com eles e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:
Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, não por força, mas espontaneamente segundo a vontade de Deus; nem por torpe ganância, mas de boa vontade, nem como dominadores sobre os que vos foram confiados, mas servindo de exemplo ao rebanho.
E, quando se manifestar o sumo Pastor, recebereis a imarcescível coroa da glória." I Pedro 5. 1-4


Quem dera todos fossem assim como descrito na Palavra de Deus. É claro que existem muitos homens que tem o compromisso firmado com Deus, e são guias do Seu povo nesta terra, mas sabemos que existem àqueles aos quais o livro de Ezequiel faz uma referência bastante conhecida em nossos dias. Ezequiel 34. 5-11.

Não podemos ficar de braços cruzados vendo este evangelho mambembe sendo espalhado por todos os lados por homens descompromissados com Deus, antes clamamos ao Deus da seara que mande ceifeiros (pastores) para guiar o povo ao caminho de salvação.

Em Cristo,
André Gonçalves

Nenhum comentário:

Related Posts with Thumbnails